Uma Cantora, que faz parte da minha história, eu nunca escultava ela só cheguei a ouvir na metade do ano de 2012, e logo depois fiquei encantado com as músicas dela, com o estilo dela de ser feliz com a vida, demonstrando músicas que elogiasse a cultura negra, ela é a rainha da MÚSICA PRETA BRASILEIRA, ela sim encantou a todos na época dos anos 80, 90, e continua encantando, ela pode ser do jeito que quiser, muitas pessoas não dão valor a coisa boa no mundo hoje em dia, muitos devem ignorar ela, mais quem ignora não sabe o que está falando, ela pode ser feia, ter um estilo estranho, pode ser de qualquer jeito, mais sempre será uma mulher que faz parte da MÚSICA POPULAR BRASILEIRA "PRETA", vamos agora conhecer um pouco sobre ela, sou super fan dessa maravilhosa cantora, rsrsrs, vamos lá...
Sandra Cristina Frederico de Sá (Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1955) é uma cantora e compositora brasileira, expoente da Música Popular Brasileira, com denso enfoque em black music mundial. É uma das maiores cantoras do Brasil sendo considerada a Aretha Franklin, e até a Billie Holiday do Brasil.
Carioca do subúrbio ferroviário de Pilares, Sandra de Sá é considerada a rainha do soul brasileiro. É chamada por alguns de "Tim Maia de saias", por se identificar com o cantor no balanço e no timbre grave da voz, além de suas histórias juntos, como o famoso clipe do hit "Vale Tudo", de que Tim escolheu Sandra para fazer o dueto com ele. Ficaram grandes amigos e fizeram muitos shows juntos pelo Brasil a fora. Cazuza dizia que ela era a Billie Holliday brasileira. Assim, Sandra é, de fato, uma das maiores vozes de nossa Música Popular. Sua africanidade já veio no sangue, pois é neta de um caboverdiano. Seu pai era baterista e, por isso, em sua adolescência Sandra frequentava os bailes de Gafieira,Samba e "soul music", em Pilares e adjacências, além de aprender sozinha a tocar violão e começar a compor suas letras com sua criatividade. Por suas letras belíssimas e de forte conscientização social, ganhou prêmios como cantora e compositora em diversos festivais de Música Brasileira, nos quais, em geral, era inscrita pela amiga e grande fã Fafy Siqueira. Em 1977, começou a estudar psicologia, na Universidade Gama Filho, curso que teve de abandonar quase no momento de concluir, pois despontou como compositora, tendo uma de suas composições da época, "Morenando", foi gravada por Leci Brandão. E logo, depois como intérprete.
- Troféu Imprensa: Melhor Música: Solidão (1987)
- Prêmio Sharp: Melhor Cantora (1988)
- Prêmio Sharp: Melhor Disco (1988)
- Troféu Imprensa: Melhor Cantora (1990)
- Prêmio Sharp: Melhor Cantora (1993)
- Prêmio Sharp: Melhor Cantora (1995)
- Prêmio Sharp: Melhor Música: Sozinha (1996)
- 16º Prêmio da Música Brasileira: Melhor Cantora de Pop/Rock (2005)
Discografia:
- Demônio Colorido (1980)
- Sandra Sá (1982)|Sandra Sá (1982)
- Vale Tudo (álbum)|Vale Tudo (1983)
- Sandra Sá (1984)|Sandra Sá (1984)
- Sandra de Sá (álbum) (1985)
- Sandra Sá (1986)|Sandra Sá (1986)
- Sandra! (1990)
- Lucky! (1991)
- D'Sá (1993)
- Olhos Coloridos (1994)
- A Lua Sabe Quem Eu Sou (1997)
- Eu Sempre Fui Sincero, Você Sabe Muito Bem (1998)
- Momentos que Marcam Demais (2000)
- Pare, Olhe, Escute! (2002) - Sandra de Sá traduz os sucessos da Motown
- Música Preta Brasileira (2004) - Sandra de Sá ao Vivo
- AfricaNatividade - Cheiro de Brasil (2010)
Voltem Sempre, Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, Critique & Divirta-se!